quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O reinado da sola vermelha !!! Louboutin X Yves Saint Laurent


. EUA juiz federal pisou no vermelho com solado de Christian Louboutin SA sapatos.
Em uma decisão quarta-feira, o juiz Victor Marrero negou o pedido da casa de moda para suspender as vendas de sapatos semelhantes feitas por Yves Saint Laurent, dizendo Louboutin provavelmente não provar o seu uso da cor merecia proteção da marca legal.
O problema pode pálido contra o mar de vermelho fluindo nos mercados recentemente, mas é um grande negócio para Louboutin, que há muito coloridos o fundo dos seus sapatos para fazê-los se destacam.
A empresa ganhou uma marca de sola vermelha da Patente e Marcas dos EUA em 2008 e entrou com uma ação contra a YSL PPR SA na corte federal em Manhattan no início deste ano, alegando alguns dos sapatos de seu concorrente caracterizado solas em tons de vermelho, que foram muito próximas à seus próprios. Juiz Marrero não foi influenciado.
Lindsay Holmes / WSJ
Um juiz federal inicialmente negou ação Christian Louboutin da marca, que acusou Yves Saint Laurent de copiar sua assinatura vermelha com solado de calçados. Esquerda, um Yves Saint Laurent Trib Too bomba. Direito, uma bomba de Bambou Louboutin. Ambos os pares custam US $ 795 em Nova York.
"Porque na cor indústria da moda serve funções ornamentais e estéticos vital numa concorrência forte, o tribunal considerar que Louboutin é improvável que seja capaz de provar que sua marca sola vermelha tem direito à proteção da marca", escreveu o juiz em sua opinião.
Louboutin não respondeu aos pedidos para comentar o assunto. David Bernstein, um dos sócios da Debevoise & Plimpton, que está representando YSL no caso, disse que a empresa está satisfeita com a decisão do tribunal. "Nenhum designer deve sempre ser autorizados a monopolizar uma cor", disse ele.
A cor é regularmente registrado no industrial utiliza-por exemplo, fibra de vidro rosa de isolamento, onde o seu uso só é tipicamente para distinguir um produto. Torna-se complicado em matéria de moda, onde a cor, na verdade serve a um propósito fundamental.
Usa complexo de cor como xadrez Burberry e Louis Vuitton monograma foram marca registrada, assim como caixas de Tiffany assinatura azul. Levi Strauss & Co. entrou com centenas de ações contra concorrentes, alegadamente violados em sua marca registrada e costura tag que decoram os bolsos de trás de sua calça jeans Levi.
Mas a afirmação de Louboutin do inova, diz Susan Scafidi, diretor acadêmico da Lei Fashion Institute na Fordham Law School, que disse que ela espera que o caso vai a julgamento. A disputa é "o caso mais interessante em propriedade intelectual da moda que chegou nos últimos dois anos", diz ela. "Eu realmente quero uma resposta."
O juiz entregou a sua opinião com um toque de sua autoria, invocando Whitman ("Um advogado disse: Que é o vermelho na sola de sapato de uma mulher?) E pedindo aos leitores visualizar" modelos industriais sashaying as pistas em exposições dos projetos e tons de coleções da temporada de isolamento de parede. "
Ele até esboçou um terno imaginário entre Picasso e Monet. Sua conclusão: "A cor constitui um atributo fundamental das mercadorias." Em outras palavras, ele não pode ser registrado.
Mas a ordem não resolveu a questão mais ampla. O juiz condenou as partes a aparecer no tribunal na próxima semana para discutir por que ele não deve simplesmente cancelar marca Louboutin é imediato.
Algumas pessoas na indústria dizem que o recente desenvolvimento apenas levanta questões mais espinhosas para designers tentando ter alguma medida de proteção para as coisas que eles consideram as assinaturas de moda.
"Claramente, o [United States Patent and Trademark Office] tomou uma decisão sem precedentes, quando concordou em registrar a cor como uma marca", Steven Kolb, diretor-executivo do Conselho de Estilistas de Moda da América, escreveu em um e-mail. "A questão é quem tem autoridade para decidir isso ... o USPTO ou os tribunais?"
-Christina Passariello contribuíram para este artigo.